Pages Navigation Menu

Tesouros do Comércio

Tesouros do Comércio

Desenvolvemos o projeto gráfico e a diagramação do livro “Tesouros do Comércio – História e Arquitetura da Zona Portuária de Salvador”, editado pela Companhia das Docas da Bahia em homenagem aos 100 anos do Porto de Salvador. A publicação traz um importante conjunto histórico-arquitetônico do país, o bairro do Comércio, em Salvador, documentado pelo fotógrafo Sérgio Pedreira e pelo escritor e jornalista Jolivaldo Freitas.

O livro retrata a variedade e a riqueza dos prédios inspirados nas escolas arquitetônicas europeias, além de monumentos símbolos da cidade, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo, registrando em detalhes o acervo das igrejas da Nossa Senhora da Conceição da Praia, do Pilar e de São Pedro Gonçalves, que expressam a riqueza da arte sacra barroca portuguesa. O Porto de Salvador também é registrado a partir de fotos históricas da sua construção e inauguração, mostrando a sua evolução até os dias de hoje.

A publicação ainda resgata um texto escrito por Milton Santos, em 1963 para um livro também editado pela Codeba, em comemoração aos 50 anos do Porto, no qual o geógrafo descreve a relação entre o próprio porto e o desenvolvimento urbano de Salvador.